Há relação? Parte VI: Cloud Computing e Inteligência Artificial


Olá Genins!! Prontos para mais um pouco de Cloud Computing na vida de vocês??? Hoje vamos descobrir a relação do nosso tema com Inteligência Artificial. Mas o que é isso? Não sabe? Vamos descobrir!

O que é Computação em Nuvem? Não viu ainda?!?!

Calma! Quer saber um pouco mais antes de seguir a leitura? A gente explica aqui.

O que é Inteligência Artificial?

Já imaginou uma máquina que replica ou simula a inteligência humana? É mais ou menos por essa ideia que gira a Inteligência Artificial (ou IA). Em resumo, é basicamente um ramo abrangente da ciência da computação, que aborda a construção de máquinas inteligentes capazes de executar tarefas que normalmente requerem inteligência humana para solução de problemas diversos.
Mas, o que torna uma máquina inteligente? Quatro abordagens definem os campos da IA: pensamento humano, pensamento racional, agir humanamente, agir racionalmente. Onde as duas primeiras dizem respeito a processos de pensamento e raciocínio, enquanto as outras lidam com comportamento a fim de, alimentados por aprendizado de máquina, integrar a tecnologia à realidade humana.

O que pode acrescentar ao Cloud Computing?

Sendo duas das tecnologias mais utilizadas no ramo da computação, Cloud Computing e Inteligência Artificial unidos podem compartilhar uma gama de recursos inovadores para as organizações no que diz respeito à produtividade e eficiência. Pode-se, portanto, criar-se um Smart Cloud (Nuvem Inteligente), unindo o aprendizado de máquina às vantagens do Cloud Computing.

Quais as vantagens da Inteligência Artificial para a Cloud Computing?

Com tais recursos disponíveis, naturalmente surgem vantagens na integração das tecnologias, seguem algumas:
  • Manejo de grandes dados: para a análise de dados, grandes massas de informações são gerenciadas por meio do Cloud Computing. A IA promove produtividade e eficiência ao prever, controlar e sincronizar a utilização dos dados de acordo com a necessidade dos usuários.
  • Mais facilidade de utilização: Com a automação da IA, é possível realizar algumas tarefas por meio dos algoritmos preditivos estabelecidos, deixando as tarefas mais específicas e analíticas serem acompanhadas pelos analistas

Conclusões...

Por hoje encerramos esse rápido resumo de mais uma relação utilizando-se de Cloud Computing! O potencial de tal aplicação é enorme, visto que já proporciona avanços na área da tecnologia para o dia-a-dia. Diversas funções passam a ser não só alçadas à nuvem, mas calculadas e devolvidas como informações úteis e prontas para os diversos usuários, facilitando a integração e agilidade das operações dentro das organizações. Gostou do conteúdo? Siga o blog, compartilhe e opine sobre o tema!

Referências

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cabe no bolso? Parte IV: IBM Cloud

Há relação? Parte IV: Cloud Computing e Business Intelligence