Há relação? Parte I: Cloud Computing e Virtualização


Bem vindo de volta, pequeno Genin


Muito bom vê-lo aqui mais uma vez, fique a vontade para explorar todo o conteúdo do nosso blog e não esquece de se inscrever clicando em "INSCREVER-SE" logo acima, certo? Bom, hoje vamos falar um pouco sobre a relação entre Cloud Computing e Virtualização, são a mesma coisa? ficou curioso? continue lendo. Ah! Se estiver com dúvidas sobre o que é Cloud Compuntig clique aqui para acessar o post onde trouxemos umas definição sobre o assunto.

O que é virtualização?


De acordo com a VMware, “virtualização é uma tecnologia de software que permite executar várias máquinas virtuais em uma única máquina física, compartilhando os recursos desse computador único entre vários ambientes.” Máquinas virtuais diferentes conseguem executar sistemas operacionais diferentes e inúmeros aplicativos no mesmo computador físico. Assim como um servidor físico, a máquina virtual possui placa-mãe, processador, memória, disco e interface de rede. Porém esses recursos são disponibilizados e limitados pelo servidor físico que os gerencia.
Segundo Tannenbaum (2007), há diversos modos de aplicar-se a virtualização. Essas diferenças são entendidas a partir dos diferentes tipos de interface em 4 níveis diferentes.
  • Interface Hardware/Software, onde qualquer programa faz chamadas em instruções de máquina;
  • Interface Hardware/Software, onde apenas programas privilegiados podem fazer chamadas em instruções de máquina;
  • Interface que consiste em chamadas de sistemas, como um sistema operacional;
  • Interface de chamadas de biblioteca que, geralmente, formam API´s (Interface de Programação de Aplicativos).
O hipervisor é uma camada de software situada entre o nível de hardware e o sistema operacional. Tem a responsabilidade de controlar o acesso do sistema operacional visitante (máquina virtual) aos dispositivos de hardware.

Existe alguma relação entre Cloud Computing e Virtualização?

Virtualização e Cloud Computing são conceitos que estão relacionados, de fato. é por meio da virtualização que as clouds são criadas. Entretanto essa não é uma regra, é possível obter uma solução de Cloud Computing utilizando apenas máquinas físicas, mas não é o mais comum, nem a forma mais eficiente e vantajosa.
Isso porque os benefícios de virtualizar são muitos. Virtualizar permite a consolidação de servidores, o que garante a redução de custos de operação de data centers e promove o upgrade de servidores. Além disso, facilita o gerenciamento e reduz o consumo de energia, espaço físico e de armazenamento de dados. Se você ainda não viu, falamos um pouco sobre as vantagens de utilizar clouds, confere o post clicando aqui !

Então.. Quais as diferenças entre Virtualização e Cloud Computing?

Para deixar o mais claro possível as diferenças entres esses conceitos, dê uma olhada nessa tabela onde é feita uma comparação prática entre ambos.

Por enquanto, é isso!


Se você gostou desse post sobre Computação em Nuvem e virtualização, continue com a gente, se inscreva no blog para receber notícias de novas postagens. Entendeu tudo? Ficou alguma dúvida? Quer saber mais sobre virtualização? ficaremos felizes em ajudá-lo a sanar toda dúvida que surgir, pode comentar o post aqui, não paga tá? Um grande abraço, até a próxima!!!

Referências

  • FERREIRA, Leonardo da Silva. Eficiência energética na consolidação de servidores: uma comparação entre a virtualização e a conteinerização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte;
  • DA SILVA, Luis Paulo; DOS SANTOS, Leandro Colevati. Uso da tecnologia de virtualização para melhor aproveitamento de recursos de hardware. FaSCi-Tech, v. 1, n. 2, 2016.
  • https://canaltech.com.br/virtualizacao/Virtualizacao-e-cloud-computing-estao-relacionadas/ ;
  • https://www.redhat.com/pt-br/topics/cloud-computing/cloud-vs-virtualization ;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira ferramenta de Cloud Computing

Há relação? Parte V: Cloud Computing e SaaS