Há relação? Parte V: Cloud Computing e SaaS


O que é SaaS?


Esse termo vem do Inglês "Software as a Service", que em nossa língua significa Software como Serviço. Mas o que isso significa? Deixa-me exemplificar que de certeza você irá entender.

Já ouviu falar dos apps do Google? O Drive, o Gmail, o Documentos (etc..) cada um deles é um SaaS. O Drive armazena arquivos, o Gmail gerencia e-mails, o Documentos edita textos... Cada um deles tem a seu serviço específico mas todos tem em comum: a facilidade de acesso e não necessariamente há a necessidade de download/instalação para poder utiliza-los.

O que é Computação em Nuvem?

Não viu ainda?!?! Calma! Quer saber um pouco mais antes de seguir a leitura? A gente explica aqui.

Qual função do Cloud Computing no SaaS?

A Cloud Computing fornece suas vantagens às ferramentas baseadas em SaaS: os aplicativos são hospedados e acessados via WEB, tornando-os acessíveis em vários dispositivos e navegadores da web. Em seguida vamos citar as desvantagens e as vantagens do SaaS.

Vantagens

  • Acessibilidade: O SaaS pode ser executado em qualquer sistema operacional, independentemente de ser um sistema operacional Mac, Linux, Windows ou Android. É altamente acessível, pois o usuário precisa apenas de um navegador WEB para iniciar suas operações comerciais. O SaaS também executa seus servidores na nuvem, o que significa que os clientes não precisam instalar software e hardware especializados para executar. Sem nenhum software ou hardware especial instalado, as empresas não precisam contratar seu próprio suporte de TI. Os Saas têm seus próprios especialistas em suporte de TI para ajudar os usuários de SaaS.
  • Redução de custos: Um dos benefícios do uso do SaaS é a quantidade de dinheiro que potencialmente poderia ser economizado. O cliente não precisa pagar uma grande taxa de licença inicial para obter uma licença tradicional “perpétua e não exclusiva” ao software. Os aplicativos SaaS normalmente são licenciados com base em uma assinatura, com uma taxa anual de assinatura / licença. Despesas adicionais, como a compra de software para instalação e uma infraestrutura de TI interna, não são necessárias, pois já são fornecidas por terceiros. Também há uma redução nos custos de manutenção de software e hardware.
  • Escalabilidade: Com o SaaS, não é necessário comprar mais espaço de serviço ou licenças adicionais de software para acomodar esses novos usuários, , mas o cliente pode precisar adquirir capacidade de computação adicional do provedor, por exemplo, largura de banda, armazenamento de dados etc. O SaaS oferece flexibilidade para empresas nas quais eles podem alterar seu plano ou assinatura atual.
  • Segurança e Privacidade: Dada a importância das preocupações dos clientes com relação à segurança de seus dados quando eles residem fora do local (para não mencionar as obrigações legais dos clientes com relação a informações confidenciais, informações de identificação pessoal e, às vezes, informações de saúde protegidas pelo HIPAA - ou LGPD no Brasil), fornecedores de SaaS respeitáveis ​​frequentemente forneça segurança de dados potencialmente mais robusta do que o próprio cliente - esse é particularmente o caso em que o cliente é uma empresa menor, sem recursos, equipe, controles ou conhecimento de TI.

Desvantagens

  • Segurança: Os dados proprietários e confidenciais críticos do cliente residirão e serão processados ​​na infraestrutura baseada em nuvem do provedor. Embora não esteja limitado a fornecedores comerciais em nuvem, violações de dados ou intrusões não autorizadas ou ilegais do sistema resultantes de atividades maliciosas ou criminais, hackers, roubo de dados, espionagem (seja por concorrentes, criminosos, insiders, ciberterroristas, governos e outros grupos de desajustados) ou negligência (erros de funcionários ou contratados) ocorrem com frequência alarmante.
  • Rescisão de Serviços: As empresas que usam SaaS podem potencialmente perder dados e arquivos se o provedor precisar encerrar o serviço. Os fornecedores que terminam o serviço podem ser por vários motivos, como falência, ações judiciais que podem comprometer as operações e outros problemas legais. Felizmente, as empresas têm a oportunidade de fazer backup desses arquivos em outros servidores e suportes de dados.
  • Problemas de Desempenho: O software em máquinas locais pode ser executado em velocidades mais rápidas em comparação com um SaaS hospedado em um data center remoto. Portanto, é fundamental que uma empresa tenha uma conexão à Internet confiável com a velocidade ideal. O monitoramento do desempenho de aplicativos SaaS usando ferramentas de software também seria recomendado, pois os padrões de desempenho devem permanecer altos.

Nunca é um adeus


E é isso. Hoje vim aqui trazer pra vocês o que é SaaS e suas vantagens e desvantagens. E é com isso que encerro o post de hoje. Achou pouco? Tem aquele gostinho de quero mais? Então se inscreva no nosso blog para receber as notificações dos novos posts. Vejo vocês no próximo post sobre esse mundo maravilhoso que é a Cloud Computing.

Referências

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira ferramenta de Cloud Computing