Há relação? Parte III: Cloud Computing e Gestão Estratégica


O que é gestão de TI?

A empresa não paga as contas? Não tem controle sobre as tarefas de cada funcionário? Atrasa até na menor das demandas? Pois bem, você chamaria isso de bagunça, certo? Nós chamamos de uma má gestão estratégica, pra sermos bonzinhos!
A Gestão Estratégicas é um conjunto de ações que devem ser tomadas pelos gestores a fim de coordenar os recursos da empresa, ou seja, é uma maneira de administrar o negócio seguindo uma lógica administrativa condiz com a estrutura da organização. Objetivos da organização, como alcançá-los, alocar recursos e estabelecer metas. Pronto! Já é o passo inicial para uma empresa desfrutar de uma prática baseada na gestão estratégica com otimização de processos, melhor fluxo da empresa e economia em dinheiro também!

O que é Computação em Nuvem? Não viu ainda?!?!

Calma! Quer saber um pouco mais antes de seguir a leitura? A gente explica aqui.

Então...o que a Computação em Nuvem tem a ver?


O ambiente de constantes mudanças e geração de informações em que vivemos hoje tornou-se um desafio para a gestão de empresas. O grande volume de dados gerados por cada indivíduo não mais é suportada pela infraestrutura de armazenamento e análise local que, além da limitação de recursos, sofre com pouca escalabilidade, incompatibilidade de sistemas e manutenção constante. A computação em nuvem apresenta-se como solução perfeita à questão de maneira simples: Por que não mandar todos esses problemas pelas nuvens? Sim! Nuvem! Por que não?
A computação em nuvem possibilita todo foco gestores ao trabalho na área de análise de resultados, com processamento simples e sem preocupações com infraestrutura.

Quais as vantagens?

Se ainda não ficou claro, aqui vai! Seguem alguns dos diversos aspectos da Gestão Estratégica que são beneficiados com o uso da Computação em Nuvem:
  • Maior controle de finanças: planejamento, análise, contabilidade e impostos
  • Segurança da informação: dados confiáveis e seguros para tomada de decisões acertivas
  • Marketing: planos de ação para ganho de mercado
  • Controle de vendas: estratégias de relacionamento com clientes
  • Modelo de negócios: evolução na criação de parcerias, com integração perfeita através da nuvem

Conclusões...


Só pra não deixar dúvidas!! A utilização do Cloud Computing pode ser sinônimo de solução para diversas questões corporativas, desde que haja oportunidade de ser implantado e desenvolvido da maneira correta, substituindo a visão técnica por uma mais analítica na gestão de dados, facilitando a previsão de futuros contratempos e criando sinergia entre gestão estratégica e tecnológicas rumo aos objetivos das empresas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cabe no bolso? Parte IV: IBM Cloud

Há relação? Parte IV: Cloud Computing e Business Intelligence