Há relação? Parte VII: Cloud Computing e Big Data
O que é Big Data?
Velocidade, Volume e Variedade. Pronto! Assim deu-se início ao Big Data!! Mas vamos com calma, vamos entender tudo do princípio...
O conceito de Big Data envolve a coleta, armazenamento, análise e interpretação de grandes volumes de dados variados gerados. Captam e cruzam dados organizados, de sistemas como ERP (gestão empresarial), CRM (gestão do relacionamento com o cliente), BI (inteligência empresarial), com dados não estruturados (conteúdos em diversos formatos, como vídeos, imagens, fotos, que são produzidos principalmente pelas redes sociais) Funciona a partir de alguns princípios, destes que vamos citar três:
- Volume: Deve permitir o trabalho em um grande volume de dados
- Velocidade: Os dados devem ser acessados em tempo real
- Variedade: Estes dados podem ter diversos formatos, desde documentos de texto a vídeos
Todos estes aspectos colaboram para a popularização desta tecnologia que, com sua abrangência, está apta a colaborar em diversos ramos. Em um deles, está diretamente envolvido com a Computação em Nuvem!
O que é Computação em Nuvem? Não viu ainda?!?!
Calma! Quer saber um pouco mais antes de seguir a leitura? A gente explica aqui.Então...o que o Big Data tem a ver?
Finalmente! Chegamos onde queríamos, a Computação em Nuvem e Big Data.
O processamento e o armazenamento de dados requer uma infraestrutura bem desenvolvida, que seja capaz de converter, coletar, armazenar e compartilhar esses dados em informações. Grande parte das aplicações de Big Data está em interação com dados que são gerados e armazenados online, seguindo o modelo de Cloud Computing.
Ou seja, possuir um sistema de computação em nuvem é condição para se trabalhar bem com um grande volume de dados. Além disso, a constante necessidade de conhecer o resultado das ações de um negócio, muitas vezes, imediatamente, torna essa relação entre Cloud Computing e Big Data extremamente necessária.
Quais as vantagens nesse caso?
- Redução de custos: Não há necessidade de investir capital elevado em uma complexa estrutura de hardwares e softwares
- Vantagem competitiva: As empresas estão aprendendo a trabalhar com agilidade, inclusive do ponto de vista estratégico, buscando novos posicionamentos a mudanças detectadas no impacto de suas ações externas e internas
- Acessibilidade: Dados até então considerados de difícil acesso podem ser acessados de qualquer local
- Escalabilidade Com rápida expansão da infraestrutura para acomodar novas informações
Conclusões...
Em suma, Cloud Computing faz parte de uma estratégia efetiva de Big Data, capaz de ampliar exponencialmente a capacidade de processamento de dados em massa, possibilitando acesso à complexas redes de dados entrelaçados nunca explorados anteriormente. Cabe, portanto, às culturas organizacionais permitir uma brecha para a preparação e adaptação ao novo modelo de tratar os dados.
Referências
- DATA SCIENCE ACADEMY. Big Data e Cloud Computing - Desafios e Oportunidades. Disponível em: <http://datascienceacademy.com.br/blog/big-data-e-cloud-computing-desafios-e-oportunidades/>. Acesso em: 27 dez. 2019.
- OPTIDATA. Entenda a relação entre Cloud Computing e Big Data. Disponível em: <https://www.optidatacloud.com/blog/entenda-relacao-entre-cloud-computing-e-big-data/>. Acesso em: 27 dez. 2019.
- QINetwork. Google: Big Data como Base da Cloud Computing. Disponível em: <https://www.qinetwork.com.br/big-data-como-base-da-cloud-computing/>. Acesso em: 27 dez. 2019.
Comentários
Postar um comentário