E o que temos hoje? Principais ferramentas?


Existem diversas ferramentas para computação em nuvem, aqui serão explanadas as principais utilizadas atualmente.

O Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) oferece uma capacidade de computação dimensionável na nuvem da Amazon Web Services (AWS). O uso do Amazon EC2 elimina a necessidade de investir em hardware inicialmente, portanto, você pode desenvolver e implantar aplicativos com mais rapidez. Você pode usar o Amazon EC2 para executar o número de servidores virtuais que precisar, configurar a segurança e a rede, e gerenciar o armazenamento. O Amazon EC2 também permite a expansão ou a redução para gerenciar as alterações de requisitos ou picos de popularidade, reduzindo, assim, a sua necessidade de prever o tráfego do servidor.



A nuvem da Amazon é mais utilizada atualmente em questão de carga de trabalho:



Resultado de imagem para azure
O Microsoft Azure é uma plataforma de serviços interoperáveis de computação em nuvem, incluindo tecnologias baseadas em padrões e código aberto e soluções proprietárias da Microsoft e de outras empresas. Em vez de criar uma instalação de servidor no local ou alugar servidores físicos de data centers tradicionais, a estrutura de faturamento do Azure é baseada no consumo de recursos, não na capacidade reservada. O preço varia entre diferentes tipos de serviços, tipos de armazenamento e o local físico a partir do qual as instâncias do Azure são hospedadas. Por exemplo, o preço de armazenamento varia com base nas opções de redundância e distribuição. Além do armazenamento mencionado anteriormente, máquina virtual, CDN e serviços relacionados ao Windows, o Azure também oferece uma variedade de outros serviços.


  • O Azure IoT Suite oferece várias opções para conectar e monitorar dispositivos, bem como fornecer serviços de telemetria e análise.
  • O HD Insight é uma implementação personalizada do Hadoop.
  • O Cache Redis do Azure é uma versão gerenciada do popular servidor de estrutura de dados Redis de código aberto
  • O Azure Cosmos DB é um banco de dados NoSQL hospedado para casos de uso específicos
  • O Azure Search é um serviço de pesquisa gerenciada baseado em OData.
  • O Azure Media Services oferece serviços de reprodução, indexação, transcodificação e proteção de conteúdo baseados em nuvem.

Azure é a nuvem pública que mais cresce:



O Google Cloud Platform é o mais completo software de armazenamento de dados existente hoje no mercado, podendo se adaptar à necessidade de qualquer empresa, transmitindo segurança, praticidade e tranquilidade para a realização de negócios.Com ele, é possível desenvolver aplicativos personalizados, estabelecer programas de gerenciamento de CRM (Customer Relationship Management) e se aprofundar em projetos que envolvam Big Data e Machine Learning, contando com softwares robustos e disponíveis o tempo todo. Além disso, a capacidade de personalização do Cloud Storage faz com que essa ferramenta seja bastante útil para empresas de quaisquer segmentos ou portes. Assim, você consegue atender o seu cliente da forma mais exclusiva possível, tornando-se um player líder no seu mercado de atuação.


As empresas estão apostando em Multi-Cloud


Referências

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cabe no bolso? Parte IV: IBM Cloud

Há relação? Parte IV: Cloud Computing e Business Intelligence